LINHAS DE PESQUISA

HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA DE SÃO GONÇALO

Investigar as experiências dos que viveram e vivem no município de São Gonçalo. Em diálogo com as produções da micro-história, busca-se compreender os processos históricos locais no complexo jogo de interrelação entre o micro e o macro. Nesse sentido investigamos os processos políticos, econômicos, sociais e culturais que envolveram a vida dos indivíduos, grupos e instituições ao longo do tempo. Temos desenvolvido pesquisas temáticas, orientado monografias de graduação e dissertações de mestrado relativas a São Gonçalo e a história regional fluminense.

HISTÓRIA LOCAL E ENSINO DE HISTÓRIA

Entendemos que o ensino de história local para crianças, jovens e adultos possibilita sensibilizá-los para a reflexão acerca de sua vivências e experiências cotidianas, buscando historicizar e problematizar o sentido de suas identidades, valorizando o pensamento crítico sobre si e sobre o outro, mudando ou não como sujeitos, a própria vida. A história local permite redimensionar a aparente dicotomia entre centro/periferia. Priorizar o local não diminui, reduz ou simplifica o número de aspectos, variantes e interferentes de uma trama social. Nesse sentido construímos a Caixa da História, que se configura como conjuntos de propostas de oficinas construídas a partir de vestígios e documentos ou de temas relevantes para a vida das municipalidades em diferentes temporalidades.  

PATRIMÔNIO CULTURAL GONÇALENSE

Patrimônio cultural, em uma acepção ampla, pode ser traduzido como conjunto de valores, memórias e experiências que impulsionam as ações e dão significado à existência humana. Torna-se correspondente à noção de cultura, conformadora de identidades que estabilizam a própria condição de os sujeitos estarem no mundo. A simples sobrevivência ao tempo não assegura por si a condição de transformar em patrimônio cultural um objeto ou um vestígio material/documental. Buscamos compreender os processos de reconhecimento de patrimônios culturais pelas comunidades no sentido do que cada sociedade quer dizer ou significar sobre si.

© 2020. Criado por História de São Gonçalo.

Redes sociais:

  • YouTube - Black Circle

Realização:

Apoio: