HISTÓRIA LOCAL E ENSINO DE HISTÓRIA

(Re)descobrir o Brasil pela história. Escolanovismo, historiografia e ensino de história no Brasil dos anos 1920

2019 - Atual

 

Resumo: O projeto objetiva analisar a Coleção Resumo Didático, publicada pela Companhia Melhoramentos entre 1918 e 1932. Esta coleção configurou-se com um projeto editorial, vinculado aos princípios da Escola Nova, de renovação do ensino de história, no Brasil, a partir das histórias regionais. Para tal empreendimento foram arregimentados expoentes da historiografia nacional e/ou regional. Nesse sentido pretende-se compreender a associação dos princípios escolanovistas e o ensino de história assim como a historiografia de então engaja-se nesse projeto.

Coordenador: Rui Aniceto Nascimento Fernandes

Financiamento: Biblioteca Nacional / UERJ

Caixa de História: história local e patrimônio de municípios do estado do Rio de Janeiro

2013 - Atual

Resumo: O projeto visa produzir materiais didático-instrucional sobre história local e patrimônio de dez municípios do estado do Rio de Janeiro. Trata-se da continuação de um projeto iniciado com a produção de materiais para os municípios de São Gonçalo, Itaboraí, Magé e Guapimirim. Atualmente, os municípios pesquisados são: Piraí, Rio Bonito, Cachoeiras de Macacu, Saquarema, Duque de Caxias, Volta Redonda, Barra Mansa, Itaperuna, Bom Jesus de Itabapoana e Nova Friburgo.

Coordenação: Luís Reznik

Financiamento: FAPERJ

Historiografia e ensino de História: a produção didática de história regional e local

2009 - 2014

Resumo: O projeto teve por objetivo analisar os livros produzidos pela série de livros escolares intitulada "Resumo Didactico", publicada pela Companhia Melhoramentos de São Paulo (Weiszflog Irmãos Incorporada) entre 1918 e 1932. Cada título dedicava-se à narrativa da história de um estado brasileiro e sua leitura era proposta aos alunos das Escolas Normais e aos professores das escolas primárias. Além dos livros, o projeto buscou analisar os contextos e processos de elaboração de tais publicações a partir de quatro eixos: 1) análise das estratégias editoriais, considerando a editora e suas práticas como um dos lugares de produção do conhecimento histórico escolar; 2) identificação das proposições metodológicas apresentadas nos livros e relacioná-las às propostas dos educadores modernos, chamados de "escolanovistas"; 3) compreensão do lugar conferido à história regional no currículo escolar do início do século XX e identificação dos temas, conceitos e formas narrativas nos livros didáticos em análise e; 4) relacionar a historiografia regional escolar com a produção historiográfica brasileira do período.

Coordenador: Luís Reznik

Financiamento: CNPq

Ensino de história e historiografia

2008 - 2014

Resumo: O projeto buscou refletir sobre a produção, a circulação e o consumo dos discursos historiográficos destinados ao público escolar, dentro e fora dos espaços escolares, em diferentes temporalidades e materialidades. Procurou-se historicizar a elaboração e a veiculação de materiais e recursos didáticos relacionados à disciplina escolar História, entre os quais destacam-se os livros didáticos, os paradidáticos e os chamados livros de leitura. A pesquisa debruçou-se mais especificamente sobre o período republicano brasileiro.


Coordenador: Luís Reznik
Financiamento: FAPERJ

© 2020. Criado por História de São Gonçalo.

Redes sociais:

  • YouTube - Black Circle

Realização:

Apoio: