A presença imigrante em São Gonçalo

2017 | Exposição itinerante 

A exposição destaca a presença imigrante em São Gonçalo, o terceiro município do Estado do Rio de Janeiro em número de imigrantes residentes, segundo o último censo do IBGE (2010). Além das estatísticas, apresenta trajetórias familiares e individuais de imigrantes em diferentes períodos históricos – a Grande Imigração (1880-1920), o Pós Segunda Guerra Mundial (1937-1945) e a imigração contemporânea (1980-2017) – que permitem refletir sobre deslocamentos populacionais, experiências, vivências, conflitos e valores de pessoas que buscam (re)construir suas vidas na sociedade brasileira e, em particular, na cidade gonçalense.

Curadoria: Luiz Reznik, Guilherme dos Santos Cavotti Marques, Julianna Carolina Oliveira Costa, Rui Aniceto Nascimento Fernandes e Vanessa Mendonça Leite.

 

Locais de exposição: Museu da Imigração da Ilha das Flores, em 20 de maio de 2017; Casa das Artes Vila Real (São Gonçalo), de 16 de setembro a 04 de outubro de 2017; Espaço Cultural Correios (Niterói), de 20 de janeiro a 17 de março de 2018; Centro de Memória Fluminense (Niterói), de 17 de abril a 20 de dezembro de 2018; FISG (Feira Integrada de São Gonçalo), de 8 a 9 de novembro de 2019.

Luiz Palmier: o intelectual e a cidade

2005 | Exposição de curta duração

A exposição fotográfica aborda a vida de Luiz Palmier, personalidade reverenciada entre letrados e políticos do Município de São Gonçalo, a partir de diferentes aspectos que tornaram sua trajetória biográfica um capítulo na constituição de uma São Gonçalo moderna: sua formação pessoal e profissional, sua atuação institucional na saúde, educação e assistencialismo, suas relações estabelecidas com políticos, intelectuais e letrados. Nas interseções entre as histórias do intelectual e da cidade, a Exposição fotográfica buscou colocar em evidência as possibilidade de se cruzar biografia e história.

 

Curadoria: Alix Pinheiro Seixas de Oliveira, Haydée da Graça Figueiredo, Luís Reznik e Rui Aniceto Nascimento Fernandes.

Imagens de São Gonçalo: fotografia e história

2000 | Exposição itinerante

A exposição é composta por um vasto acervo de registros fotográficos de São Gonçalo e que exploram a cidade a partir de vários ângulos e temas: festas e comemorações, ruas e bairros, educação, trabalho, política e ícones simbólicos, como a Igreja Matriz. A exposição é acompanhada de um caderno pedagógico, que consiste em um material de apoio didático aos docentes interessados em abordar a história gonçalense em sala de aula. Inaugurada no ano de 2000, a exposição percorreu várias escolas e espaços culturais do município.

Curadoria: Haydée da Graça Figueiredo, Luís Reznik e Marcia de Almeida Gonçalves

© 2020. Criado por História de São Gonçalo.

Redes sociais:

  • YouTube - Black Circle

Realização:

Apoio: