Guia de Fontes para história de São Gonçalo.
Organizadores: Marcia de Almeida Gonçalves e Luís Reznik.
São Gonçalo: UERJ/FFP/DCH/LPH, 1999. 92p


Produzido entre 1996-1997 e publicado em 1999, constitui-se um levantamento de instituições que possuem acervos documentais que possibilitam escrever histórias de São Gonçalo. Compõem-se de três partes: um ensaio historiográfico avaliando a produção histórica já realizada sobre o local; a relação de instituições de acervo e um inventário do mesmo; e uma listagem bibliográfica que procura levantar a produção já realizada sobre as experiências históricas do município.

|ESGOTADO|




Imagens de São Gonçalo: Fotografia e História. Catálogo de exposição.
Coordenadores: Haydée da Graça Ferreira de Figueiredo, Marcia de Almeida Gonçalves e Luís Reznik.
Rio de Janeiro: UERJ/SR3/DECULT/DEPEXT/LPH, 2000. 18p.


Reproduz na integra o conteúdo da exposição "Imagens de São Gonçalo: Fotografia e História" realizada em 2000 na Faculdade de Formação de Professores da UERJ. São imagens que permitem observar facetas diversas da vida no município entre as décadas de 1920 e 1970.
|ESGOTADO|

Imagens de São Gonçalo: Fotografia e História. Caderno Pedagógico
Coordenadora: Haydée da Graça Ferreira de Figueiredo.
São Gonçalo: UERJ/FFP/LPH, 2001. 44p.


Elaborado em 2001 tinha como objetivo acompanhar a exposição "Imagens de São Gonçalo: Fotografia e História" em sua itinerância pelas escolas do município. É um conjunto de propostas didático-pedagógicas sobre como utilizar a fotografia em sala de aula. É composto de um ensaio historiográfico que procura narrar uma história de São Gonçalo pelas imagens; de vinte propostas de atividades, duas sínteses biográficas sobre fotógrafos gonçalenses; e um texto sobre a Sociedade Gonçalense de Fotografia. |versão-PDF|

contato eventos produtos equipe o projeto

Artigos do Grupo de Pesquisa História de São Gonçalo: Memória e Identidade.

O visitante poderá ter acesso aos vários artigos produzidos pelo grupo de pesquisa e apresentados em encontros e congressos acadêmicos. A esta lista serão acrescentados outros títulos periodicamente. Os textos encontram-se no formato .pdf e a consulta é gratuita, sendo permitido o download desde que apresente os devidos créditos.

O intelectual e a cidade. Luiz Palmier e a São Gonçalo moderna.
Organizador: Luís Reznik.
Rio de Janeiro: Eduerj/ São Gonçalo Letras, 2003. 96p.

Esse livro publicado em novembro de 2003 divulgando nossos primeiros estudos sobre, Luiz Palmier, um personagem que é reverenciado na cidade. Nosso objetivo é analisar os processos sociais em curso na cidade na primeira metade do século XX através da trajetória biográfica desse homem de letras e de ação. O livro é composto de três partes. A primeira é composta de três artigos que versam sobre diferentes aspectos que envolveram Luiz Palmier. A segunda é um conjunto de depoimentos familiares e de gonçalenses sobre a personalidade desse médico. Já a última parte é a reprodução, na íntegra, das fotografias que compuseram a exposição "Luiz Palmier. O intelectual e a cidade" realizada em outubro do mesmo ano.

| PEDIDOS |

História de São Gonçalo: memória e identidade