contato eventos produtos equipe o projeto

Explorar a iconografia gonçalense vem se mostrando um novo modo de conhecer, preservar e divulgar a memória e a história gonçalense. Procuramos levantar em acervos institucionais ou pessoais, as imagens que a sociedade gonçalense produziu perenizando facetas da história local.

As primeiras 200 imagens originaram a exposição "Imagens de São Gonçalo: Fotografia e História" e o embrião do nosso banco de imagens digitalizadas. Um primeiro passo que impulsionou a organização desse Banco foi a doação de cerca de 700 fotografias e documentos pertencentes a Luiz Palmier, em 2002. Em 2005 estabelecemos uma parceria com o MEMOR, instituição local voltada para a preservação da memória da cidade, e digitalizamos todo o seu acervo imagético, cerca de 1600 fotografias, constituindo-se no maior acervo fotográfico institucional sobre a cidade de São Gonçalo dos últimos 80 anos. Em 2006 recebemos a coleção do ex-prefeito Osmar Leitão Rosa, que conta com 1500 imagens. Atualmente contamos com cerca de 4500 imagens disponíveis ao público em nosso Banco de Dados.

Ao elaborarmos narrativas históricas utilizando a fotografia como documento e ao criarmos propostas didático-pedagógicas a partir desse acervo, buscamos uma educação patrimonial, cujos objetivos são: a) sensibilizar a população para o valor da documentação iconográfica, preservando-a e b) educar olhares, especialmente dos estudantes escolares, para a leitura de fotografias.
| Imagens de São Goncalo |

|Luiz Palmier: O intelectual e a cidade |

Imagens de São Goncalo Caderno Pedagógico imagens de São Gonçalo Luiz Palmier: O intelectual e a cidade
História de São Gonçalo: memória e identidade
Explorando a Iconografia gonçalense: Fotografia e História